A Minha Sanzala

no fim desta página

25 de novembro de 2021

sou resiliente, inteligente e humano

Hoje estou aborrecido e desta vez é com quem não conheço na pessoa, apenasmente no lugar. Desiludiu-me porque falhou rotundamente num desesperado atirar-se para a frente dum comboio desusado e já com muitas falhas no cumprimento do seu dever de levar a uma estação passageiros e mercadorias, aqui neste caso traduza-se por doentes e doenças. Mas trocar competências com resiliência foi um pouco de mais na aritmética duma escola básica. Ser resiliente não é mais que ter pensamento maleável, positivo e ser extremamente inteligente para entender que o meio precisa de modificações, adaptações e ser vivido com intensidade e amor, no sentido lato muito bem cantado por Camões.
O SNS chegou até ao presente porque os médicos têm sido, para além de competentes, resilientes e sempre se souberam adaptar ao meio. Do tempo da Dra. Leonor Beleza ao da Dra. Marta Temido muitas águas e nódoas foram tingidas, atingidas e apagadas. De Doentes a Clientes os médicos foram-se adaptando, foram exercitando o seu poder de resiliência diariamente e os resultados foram mostrados nas várias vagas desta pandemia. Aprenderam a não se desesperar, aprenderam a ser mais livres porque mais simples é viver em liberdade, mais simples é cuidar com qualidade. 
Assim sendo só, me apetece solicitar um ministro resiliente e competente. Ambas qualidades são imprescindíveis neste século tecnológico porém ainda humano.



Sanzalando

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado