A Minha Sanzala

no fim desta página

6 de agosto de 2023

viagem ao planalto 14

Amanhã, que é domingo, vai haver jogo de futebol no Estádio da Senhora do Monte. Esse é um campo de futebol, feito assim parece é ferradura com o lado sem bancada a deixar ver a cidade se esticar até a vista não vê mais. Mas estava eu a dizer que amanhã vai haver um jogo entre as Selecções do deserto e do planalto. No dia 4, porque era o dia da cidade do deserto foi o jogo lá. Como estou cá e não ouvi o relato nem comprei jornais porque ainda não tenho idade para isso, não faço a mínima ideia de quem ganhou. Agora domingo é cá. Não faço a mínima ideia quem é que o Baulet vai trazer de lá. Deve ser o Matela, porque o Travassos, Leopoldo e Bitacaia ainda são miúdos para defender a baliza e o Rui Moutinho ainda também gatinha nas camadas mais jovens e não têm idade para de jogo de adultos entre estas duas selecções. Daqui do Lubango sei que deve estar o Marcelino, o Honorato e o Flávio. Será que os tios Néné e Tony vão ser convocados. Nunca os vi jogar mas me dizem que são um mimo, independentemente do que é que isso quer dizer na cabeça deles. Esses três que eu disse estão de certeza, porque me lembro sempre de os ver nos anos que vejo, até no pelado do Benfica do Lubango. Baliza, defesa e avançado. Da minha cidade não faço ideia porque ainda não estou ligado a essas coisas. Só agora estou a deixar de ser criança. Mas eu vou ver o jogo. Os meus tios todos, e mais houvesse, vão ver de certeza. O Honorato é meu tio e esse não vê o jogo dentro do campo, esse joga. É como o Doquinha, o Armamdinho mas esse ainda não tem idade para estes futebois. Mais tarde ele irá jogar com os miúdos que referi da cidade do deserto e que ainda também não têm idade. Depois no dia 15 de Agosto é que vão ser elas. Esse campo vai ser pequenino para ver o Sportingo com Yasalde e o Benfica com Eusébio. Esses estão maduros mas vêm aqui mostrar como é que se joga futebol. Se o meu pai fosse vivo ia ser contra os manos e sobrinhos todos. Ela ia dizer que o Benfica ia ganhar e até apostava mesmo que no dia seguinte não saísse à rua para não lhe gozarem. Esse jogo é outro nível. Eu vou ver também. Acho que na cidade não vai ficar ninguém, nem os ladrões. Todo o mundo vai ver a bola e os da cidade do deserto devem vir em excursão. Podem não vir amanhã, mas no dia 15 estão cá batidos. Doidos da bola é o que eles são.


Sanzalando

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado