A Minha Sanzala

no fim desta página

18 de novembro de 2006

Confissão de um sábado

Vocês não sabem, mas eu não entendo nada de blogs, de Internet e coisas semelhantes. O computador pouco mais era que um lindo electrodoméstico que deve combinar com a decoração do escritório e sempre dá um ar de gente interessada quando alguém nos visita. Por isso contratei um personal blogger para me ajudar a fazer um blog, já que a moda estava nesta sigla, e acrescentei que queria coisa com qualidade.
Ele é um amigo de longa data, ele navega desde os primórdios e é afamado neste mundo virtual. Já o conheci com vários nomes, nicknames propriamente ditos, sendo que o último foi M@squenervos. Dizia ele que era porque a velocidade dos down e uploads era muito baixa, sendo a ligação por dial-up. Estrangeirices que um leigo como eu ficou na mesma mas não era por isso que eu me iria aborrecer e dei um ar que o estava a entender perfeitamente. Eu tinha comprado a Internet num supermercado, como podia ter comprado um quilo de açúcar ou de outra coisa qualquer. Ia lá agora saber se era isto ou aquilo. É a Internet e ponto final.
Pois bem, assim sendo escrevi-lhe um e-mail e pedi-lhe um blog. Na volta do e-mail ele me pede um nome.
Um nome, um nome, um nome... Sei lá! Respondo que não sei de nome nenhum, porque na minha sanzala ninguém ia mesmo ver. É para eu escrever e depois eu me ler. Porque raio havia de ter um nome?
Ele, então, fez-me um blog e, para inaugurar, posta o e-mail que lhe escrevi e mais umas quantas linhas, tendo sido esse o primeiro post do meu desejado blog.
Manda-me um e-mail com a descrição de todos os passos (que até parecia um manual de micro-ondas com receitas e tudo), com o usarname, password e todas as voltinhas que eu tinha que dar.
Uns dias depois, um comentário no meu blog! Onde eu ainda não tinha postado nada meu. Só lá estava o meu e-mail e parte do manual de instruções que ele me mandou.
Paquito, um espanhol!!! de 17 anos!!! (saio das reticências para me afundar nos pontos de exclamação) tinha descoberto o que havia de ser o meu retiro ermitórico e me escreve dizendo que a net não foi inventada pela Nasa, mas sim pela Arpa (Advanced Research Projects Agency, do Departamento de Defesa dos EUA). Mais um que me falava coisas que me faziam sentir um ignorante decorativo.
Nem vou tentar imaginar como ou porquê o espanhol Paquito de 17 anos leu o meu recém-nascido blog. Mas fiz logo ali um juramento solene de como me propunha a publicar textos na criação da Arpa:
"Juro (com a mão direita em riste e digitando só com a esquerda – sem sacrifícios já que os meus dedos ainda hoje só martelam à vez) não publicar informações das quais não esteja absolutamente, ou pelo menos, convictamente certo. Juro não publicar fotos do meu cão, do meu filho, de mulheres dos outros, bem como resistir à tentação de publicar as minhas próprias. Juro não escrever poemas rimados em ão, em ar, er, ir, or ou ur. Melhor, juro não escrever poemas. Juro não atormentar os meus amigos e não dizer aos inimigos onde estou. E juro, por fim, sair por aí, do meu jeito (também ia fazer mais como), para ver se digo coisas pouco óbvias e pouco já ditas."
Olhem no que deu.
Ou não!
Sanzalando

4 comentários:

  1. Pois é, este blog já fez 3 anitos!!!!PARABÈNS com mais de uma semana de atraso.
    ---------
    Mais uma para a colecção:
    " ...me faziam sentir um ignorante decorativo."
    SJB

    ResponderEliminar
  2. Que bom que sei onde estás!...
    E posso "passear" pelos teus textos!

    Continua, amigão!

    Nelsinho

    ResponderEliminar
  3. Um refúgio com toda a certeza, mermão, onde ninguém tem que provar nada a ninguém, vagabundeando na maré baixa, ou rasgando a remos na maré alta, ou perdendo-se no nevoeiro o que interessa mesmo é permanecer no limite das marés.
    Parabéns JC
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  4. Foi uma boa aposta este "blog". Uma leitura de temas diversos e um ponto de encontro.
    Parabens.
    Walter

    ResponderEliminar

recomeça o futuro sem esquecer o passado