A Minha Sanzala

no fim desta página

24 de julho de 2023

Viagem ao planalto 9

Assim, meio da manhã e sozinho vou fazer mais o quê? Dou corda nas pernas, digo à avó que vou na Senhora do Monte e ela fica só admirada mas desconsegue dizer que não. Essa avó é mesmo doce de gente e desconsegue me levar a ficar. Viro na esquina à direita, passo na casa do Leitão e apanho o carreiro que me vai levar aos eucaliptos, passar o caminho de ferro e chegar ao lugar onde vai ficar a feira e seguir para a piscina. Houve um doido que fez uma lagoa bué grande, toda em jage e cimento e lhe chamou de piscina. Até tinha gaivota de andar ao pedal e passear. Dum lado era rasteira e do outro muito funda que até tinha prancha de salto.  Subi uma vez lá em cima e desisti. Mas de lá via-se a cidade linda cá embaixo. Desconhecida a estória da piscina, tirei a camisa, descalcei as sandálias e de fato banho parecido eu era o Tarzan esquelético, fui para a parte mais baixa da piscina e me lancei na água. Não tem comparação com a minha água do meu mar. Pus o pé no chão e achei assim escorregadio e que me arrepiei. Resultado, fiquei assim sem pé mesmo que a água me desse pela cintura.
Xicoronhos e mampundeiros eram muitos. Da minha cidade eu não encontrei ninguém. Estar na piscina assim sozinho não estava a me animar. Olhei e nem uma garina me prendeu o olhar. Deixei-me secar e depois de vestir voltei para o carreiro. Agora sim, estava com medo. Havia dois e eu sem saber qual é que era o meu. Pela estrada é uma volta do catano e eu não quero. Pensei e depois de ver o comboio decidi que era aquele. Lhe segui, passei a linha, andei e sempre a olhar para trás. Acho alguém me seguia. Eu sei que era só o medo e uma ou outra rajada de brisa a abanar os eucaliptos. Comecei a correr que só parei quando vi a casa do Leitão. 
Ufa... os meus tios iam agora para a piscina. Não, eu vos espero aqui em casa. Muita emoção para uma manhã de calor a 2000 metros de altura. Até me falta o ar. 


Sanzalando

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado