A Minha Sanzala

no fim desta página

1 de junho de 2023

Dia da Criança




 Dia da Criança e outras datas

Não é meu hábito comemorar dias de... Pois isso faz-me levar a pensar que só se pensa no de nesse dia e eu não gosto. O meu dia de anos, de alguém próximo ainda vá que não vá porque é um marco histórico, uma barreira ultrapassada. Os outros é mais do mesmo até ao próximo ano. 
Todos os anos aguardo pelo 10 de Junho. Os motivos variaram ao longo do tempo. No meu tempo de criança e adolescente era o último dia de actividade escolar antes de 3 meses de férias. Havia um sarau de ginástica, uma ou outra actividade desportiva e acabou-se até inicio de Outubro. Agora aguardo o 10 de Junho para ver se me calha uma Medalha de qualquer coisa ou uma comenda. Mas até à data os meus feitos não foram merecedores de tal e isso eu não levo a mal e digo-me que para o ano pode ser. Mas espero, pois um dia faltará gente e lá se lembrarão de mim. 
Mas tudo isto a propósito do dia Mundial da Criança. è todos os dia o dia da Criança. Tem de ser. Ela é esperança, ela é vida para além do agora, é força que ajuda a acreditar num amanhã. Mas as de hoje estão facilitadas e vão sempre julgar que é fácil crescer. Não há calças rasgadas nos joelhos, abrasões do alcatrão, a conversa no muro da esquina e os palavrões aprendidos nas brincadeiras de rua. Já não se pode atirar o Pau ao Gato e já não se deixa brincar aos polícias e ladrões nem levar um pickles nos saltos da trouxa lavada. Era de mais e agora é de menos. A coluna cervical se curva perante aparelhos que servem para deslinguajar. os olhos se cansam nos monitores de jogos de pancadaria sobrenatural dos jogos multimédia, os ouvidos se ensurdecem dos sons altos de aparelhagens ruidosas nos sons que até fazem estremecer os glóbulos vermelhos que circulam nas veias e artérias.
Já ninguém brinca ao garrafão, ao prego ou ao pião, já ninguém mexe a coluna no levantar e abaixar das brincadeiras de rua. Suja as mãos, a roupa e acabou-se o desenvolver do sentido colectivo da individualidade.
Hoje é o dia da criança e se calhar vamos dar pulos no insuflável que não nos suja, no restaurante da pizza que não nos dá trabalho, no cinema que estão sossegados e calados a ver o filme que imaginamos ser o melhor para a idade.
Não, o jardim da cidade não serve porque tem capim, tem lesmas e outros animais ferozes como moscas e mosquitos, abelhas e transeuntes. E tem sol, tem vento e saem de lá sujos.
Hoje é o dia da criança e hoje eu vou ser criança, vou brincar na poça de água, e se encontrar cotas da minha idade que ainda se lembrem vou jogar à malha, ao pino ou ao garrafão. Já não consigo jogar à trouxa lavada.
Hoje é só o dia da Criança


Sanzalando

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado