A Minha Sanzala

no fim desta página

16 de fevereiro de 2004

Lagos em 2003

Sanzalando em Angola
Em Lagos a 7-12 2003 (1) 08-12-2003 21:34 Forum: Estamos Juntos!

--------------------------------------------------------------------------------

Que peguei em mim e me mandei para os lados de Lagos. Tava no relógio 10.00 horas. Ai vou eu na bulina pela 125. Que chego a Lagos e os malandros que fizeram tantas rotundas que não me avisaram e me perdi. E agora que faz? Num tem problema, agarra telemóvel e zaz tenta ir a braga para saber o número de Lagos. Intelegente este gajo mesmo. Lá cheguei ao ponto de encontro. Que vi uma dona que diz 'eu sou mutamba'. Prazer disse eu. Chegou outra e me diz m'sou a Rosa'. Muito prazer e obrigado respondi na minha educação. Ai chega um dono, que cabelo tinha pouco, fala comigo, parecia que eramos assim um com outro. Me falou 'sou Gemadouvo', gargalhei e disse fotógrafo. Foi gargalhada mesmo na rua. Que mete novamente no carro e vai em direcção ao Cabo de S. Vicente. Tem feira bonita e tem farturas, camisolas, meias, vento e pouco frio mesmo. Que bebe um café - mas num é igual às Conversas de Café. E vamos ver o mar. Que depois Fortaleza de Sagres. Mas num tem 30 pessoas no todos. Que paga para entrar e ver o mar? Num pago e num vou. Arranca para o Restaurante almoçar que um homem não é só para fazer turismo. Que 'algarvio' este que voltou a se perder. Num dava que encontrar o Restaurante. Mas deu depois de mais um telele. Paisagem linda. Mais duas mesas compridas e carne grelhada. Cuns tava frio outros quente mas ninguém reparou. Que bebi Imperial fresquíssima
(2) 08-12-2003 21:51 Forum: Estamos Juntos!

--------------------------------------------------------------------------------

Que sim na imperial e no doce da casa. E a vista. Bela escolha. Mas cadê os outros? Que ficaram a dormir da farra de ontem ou que foram comer peixe num sei onde. Mas que está bem. Aqui está o Lelito. Tanto tempo, meu irmão?! Que fala daqui fala dali e Gemadovo me diz 'sabes quem é o mais bonito?' e eu respondi 'que não'. Me diz ele outra vez com rir nos olhos também 'EU, porque quando levanto o telefone me diz tuuuuuuuu tuuuuuuuu tuuuuuuuuuu' Mais gargalhada. Mais conversa. Num vale perguntar nomes porque a cabeça do menino é fraquinha e pode fazer confusão. Só diz nome mesmo de quem sabe. Sentou na esplanada e conversou. 'Eu sou daqui', 'eu dali' e por ai fora. 'Eu sou o Telmoro'. Como pode estar assim naquela forma? Num tem barriga. Que tem ginástica. Mapundeira lhe cuida bem. Rosa sempre a correr. Bem que vamos pôr o corpo a repousar para logo. Uns vão para ali outros para acolá. Que quero eu saber? Vamos e eu fui também

(3) 09-12-2003 01:05 Forum: Estamos Juntos!

--------------------------------------------------------------------------------

Aproveitei o intervalo e não fui nas pipocas, vim mesmo a correr para casa para pôr fotografias lá no fio para espevitar o apetite de quem não ia ao jantar. Assim quando era 6 da tarde me ponho outra vez na 125, parando nos sinais e fazendo todas as rotundas até chegar a Porto de Mós. Mas cum caramba. Vocês acreditam que me perdi outra vez. No Namibe era mais fácil. Novo telelemóvel para o Lelito e lhe pergunto 'onde é essa coisa que estou marado'. Paciência dele, que até parece no Pal a dizer carrega no micro e levanta a mão, me disse direitinho, mas num disse vira à direita ou esquerda, me dizia vira às 9 horas e depois segue em frente como meio-dia. Que cheguei. Pensei vou mudar de nome: MATUMBO! Tirando Lelito não tinha ainda mais ninguém. Vamos no bar, mais um café e um chá e não sei quantas águas. Começa a chegar Donas e Donos. Chega Njamba e trás a tiracolo o Tchifufa. 'Miúdo tás grande' me disse Tchifufa que não me via vai para muitos anos. Dei cumprimentos da mulher no Njamba que me mandou dar pelo Sunguila. Matumbo mas obediente eu dei. Que chega mais gente, cada vez mais gente. Catronautico também telefona estava como eu, perdido. Mas que chegou. O bar tava a ficar pequeno que os que estavam com farda verde - empregados dali - disseram podem passar para a sala. Angolano mesmo que faz? Ficou ainda na rua conversar. Matar saudade. Checou Teka, Timan, Belita, Sebas, mil gentes. Que pensei, num cai caber tanta gente. Mas cabeu! Beijinhos para aqui, abraços para acolá. Sempre na rua. Só fazia mesmo falta o calor de África, o cheiro de África e a areia de África. De resto tinha tudo.

(4) 09-12-2003 11:30 Forum: Estamos Juntos!

--------------------------------------------------------------------------------

Que fica tudo na rua no blá blá. Que sorte não tem mosquitos. Leng Loi chegou zangada porque também se perdeu. Afinal não sou o único matumbo, pois acho que tem mais mas que num falaram nada. Grande abraço a JotaPortugal, que tá não ver há mil anos. Que tanta mil gente boa que está aqui. Timan se apresenta e ri. Tantas divergências no Conversas de Café mas aqui tudo parece família. Umbundo passa e cumprimenta. Muganda chegou e grande abraço que parece amigos de infância. Tem divergência mas tem união - Angolonidade - sindrome díficil de tratar esse, acho mesmo não tem cura. Mas tudo continua na rua, na penumbra da noite é que se está bem. Belita, Rosa, Sebas mandam o pessoal entrar mas que quê. Tem muito que conversar mesmo. Ainda por cima está a vir o cheiro do mar. Tá sempre a chegar gente. 'Eu sou a Loengo' respondo 'muito prazer'. Num posso falar mais pois os neurónios estão a começar a ficar confundidos com tanta gente boa. Devem estar a dizer uns nos outros 'este gajo está a dar muito trabalho hoje na gente'. Aperta mão aqui, dá beijinho ali. O neurónio 1324 disse para o 701 estamos juntos . Toca a entrar que o barriga não tem nada a ver com os cérebros que só querem trabalhar.
(5) 09-12-2003 11:42 Forum: Estamos Juntos!

--------------------------------------------------------------------------------

Que grande confusão. Sala tem muitas mesas, num sei se são de vinte ou trinta, mas são duas salas cheias mesmo. 2 beijinhos na Missanga, mais outros na monárquica Kalú. Kiki e a sua muleta que chama canadiana ri e chora, tudo no mesmo tempo. Distrui nas mesas. Eu disse na Rosa que queria ficar perto na porta, pois tem muitos que querem dar porrad no gajo lá no Café. Mas que nada, já pode ficar mesmo lá no fundo porque família é assim, discute mas é família mesmo. Leng Loi parece mosquito electrico, daqui passa para ali e volta aqui e vice-versa. Uns muitos foram para as duas mesas mais compridas de lá de dentro, outros muito mais ficarm nas três mesas da sala mais da porta. Que sem ser de propósito fiquei mesmo ao pé da porta. Minha frente Pedro Dornelas, à direita dele ficou 1958 Meno, acabadinho de chegar da Suiça e propósito - granda abraço, à esquerda dele ficou Muganda. Ficaram duas cadeiras vazias para Karipande e Imberso. Mininos vocês fizeram falta mesmo. Ainda por cima como disse o Pedro Dornelas Fui ontem ao jantar dos sanzaleiros com o MUNGANDA
Foi extremamente agradável o jantar e o convívio. O Meno veio da Suiça e trouxe (roam-se de inveja ) 3 garrafinhas da sua produção que alegremente despachámos, conheci pessoalmente o Carranca e a sua mulher, estive com a Teca e conversei com o Sebas e tantos outros. Lamentámos a falta do Imberso e do Karidande e quando o frio atacou reparámos que eram 4,30 da madrugada e eu tinha que fazer logo de manhã, o que bem me custou...
Ainda bem que as "Conversas de café" e a Sanzala existem. Tudo mesmo gente boa.

(6) 09-12-2003 12:06 Forum: Estamos Juntos!

--------------------------------------------------------------------------------

Mestre Sebas ficou noutra mesa, Leng Loi noutra, Loengo e Filha noutra. Belinha, Rosa, Timan, Gemadovo, Umbundo, Estregilda, Teka e 'Tchicarau' todos na muitas mesas. Em todas se ouvia risoa, gargalhadas. Gemadovo disse que quando deixasse de ser maluco queria ser carro electrico para andar sempre na linha. Se comeu cataplana e se bebeu - leiam atrás que ainda não esqueci a pomada vinda da Suiça. Sebas veio aqui dar dois dedos de conversa. Outros muitos fizeram o mesmo e eu fiz no mesmo. Foi lindo, conversa saudável, discussão acesa sem arder. Este fio e aquele e o outro e ainda o outro. Se falou muito dos ausentes. Se concluiu que todos fazem falta pois senão acaba. Mais umas voltas pelas mesas. Juleco, carequinha relusente e sorriso ai. Carlos Matias parecia o fotografo de serviço. Com tantas fotos num sei se não vei ter que ter galeria especial.
(7) 09-12-2003 13:15 Forum: Estamos Juntos!

--------------------------------------------------------------------------------

Rebel autêntico gentleman. Saltitava de mesa em mesa. Distribuia sorrisos por tudo o que fosse canto e se fosse canto feminino eu não digo mais... Publicitário e bem disposto. Leng Loi passeava o seu copo e ria a bandeiras despregadas. Simpatia em todos os poros, naqueles que estavam à vista. Loengo farrava, Teka farrava. Começou farra mesmo. Música da boa. O 'Grupo da Pesada' continua a sua Conversas de Café na rua. Ara, que veio dos Açores, é contra, abraça Muganda, mas sorriso sempre, mesmo que seja contra só porque é contra. Num canto os do Namibe se sentam a conversar e trocar números de telefone. Tudo corre bem. Festa é festa e esta se chama 1º Aniversário da Sanzalangola. Discute-se a lei da Terra, se dança uma merengada. Angolanos é mesmo assim. Mistura alhos com bogalhos e sai farra. Gangonja não está mas mandou beijinhos, Gena não está e manda também, Gabi num veio mas está connosco. Todo o mundo recebeu um telefonema. Gottardo mandou chocolates - que delícia - tenho que a ir visitar. Simpatia. Comi Goiabada e bebi Bolunga. Farra taí.

(8) 09-12-2003 13:22 Forum: Estamos Juntos!

--------------------------------------------------------------------------------

Meus ouvidos não puderem ver ouvir todas as conversas. Miles pessoas a falarem num dá. Mas lhes digo que farra foi mesmo boa. Me lembrei das Rebitas do Namibe, na Aguada ou na Torre do Tombo. Me lembrei dos bailes do Benfica em Sá da Bandeira. Me lembrei de tanta coisa e tanta gente boa que as palavras num chegam para descrever. Rosa botou discurso pequenino a comemorar o 1º Aniversário e se apagou o bolo, claro que era uma vela, que o bolo não arde, escorrega na garganta. Veio Medronho para aquecer que o frio começou.

(9) 09-12-2003 13:29 Forum: Estamos Juntos!

--------------------------------------------------------------------------------

Estão a combinar um almoço oua nova farra? que não sei, mas estava animada a faladura isso estava. Juventude irrequieta. Tudo animado.
A Estregilda diz que chora quando passeia por Moçâmedes no fio do Liceu do Namibe. Kotas irrequietos esses Angolanos, mesmo. Sebas tem 20 anos. Rosa está nervosa mas corre tudo bem. Belita distribui sorrisos na sua simpatia. Timan ri e num descobri porquê. Gemadovo deve ter feito mais uma das dele. Kiki sem muleta dança.
(ultima) 09-12-2003 13:36 Forum: Estamos Juntos!

--------------------------------------------------------------------------------

Foi mesmo bom. Pena que acabou pois tive que vir embora. Os outros ficaram e farraram até às mil rotações. Me disseram depois.
Me disseram também que tinha livro para assinar mas eu não vi e outros me disseram também que num viram. Mas a minha assinatura, mesmo que virtual, está lá, porque eu estive lá e vi a FARRA e Alegria.
BEM HAJA SANZALANGOLA.
Para o ano, num sítio qualquer lá estarei novamente.
Um abraço a todos os que lá estiveram e um enorme para todos os outros que não dureram lá estar. Matumbo fez esta reportagem em cima da hora e em directo e o directo às vezes tem coisas. Desculpem-me se esqueci de escrever alguma coisa mas foi porque não soube
(pós-ultima) 09-12-2003 13:45 Forum: Estamos Juntos!

--------------------------------------------------------------------------------

Tem coisas que num pode mesmo esquecer. O atlético pé de chumbo Telmoro leu um poema e tenho que aqui o transcrever (num pedi licença mas...) ele é cinco estrelas e obrigado

A UMA SANZALEIRA AUSENTE


Tanta gente me acompanha
Nesta festa Sanzaleira,
Cercando-me, em teia estranha,
De emoções a noite inteira!...

Tantos corações unidos,
Me abraçam, num só abraço,
Sentimentos repartidos,
Partilhando o mesmo espaço.

E tu, tão longe e tão perto,
Com o coração desfeito,
Sedento de todos nós...

E eu aqui, de peito aberto,
Sonhando um sonho imperfeito,
Sem o calor dessa voz!...

Telmoro

(Pensado e manuscrito na noite mágica

Como estava absorto a ouvi-lo desqueci de tirar a foto. Assim com as minhas mil desculpas ponho a do discurso da Rosa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado