A Minha Sanzala

no fim desta página

19 de fevereiro de 2004

RECORDAR (23)

Sanzalando em Angola
Matumbo 20-12-2003 19:23 Forum: Liceu Américo Tomás

--------------------------------------------------------------------------------

Que tem que se lhe diga. Chiça! Como chama mesmo aquela Sanzala que fica depois do Cemitério? Forte de Santa Rita. Mas porquê esses gajos chamam forte a uma cidade que fica mesmo colada na minha? Num tem muros, num tem portões que é para fechar. Depois diz a mim que o matumbo sou que eu. Ao pé do Rádio Clube tem um bairro que chama de Sanzala dos Brancos. Mas tem que também mora outros que num é branco? Depois diz a mim que o matumbo sou que eu. No caminho da Praia Amélia tem um que chama de Torre do Tombo. Nunca lhe vi torre. Deve ter dado um grande tombo mesmo. Depois diz a mim que o matumbo sou que eu. Ao pé da escola 111 tem um bairro que chama da Facada. E num é que por causa do nome eu tinha mesmo medo de ir lá? Agora diz a mim que o matumbo não sou eu!
No forte de Santa Rita morava um que era meu amigo - Daniel - filho do Sr. Faustino (ou seria Justino?), continuo da Escola Industrial. Amigo mesmo de ser amigo. Todos os Sábados ou eu ou ela ia na casa um do outro. Começou a Guerra Daniel foi na Unita nunca mais que lhe vi, até hoje. E que não é o Daniel das outras estória. Foi com meu amigo Ferrão... Na Sanzala dos Brancos tem um que chama Catronatico, outro que é Lena. Na torre do tombo tem Marcelino. Cidade grande esta. Princesa do Deserto com o mar aqui tão perto. Quando apanhava boleia nas voltas das 18.00 do Citroen dourado passava em todos os bairros mas nunca no Forte de Santa Rita que num tinha estrada com asfalto. Eu sentado atrás no 'boca de sapo' com ela ali ao lado. Num abre a boca, pode sair asneira. Diz só que sim, que não e obrigado. Estilo. 'Que foram feitos um para o outro' dizia muita gente. Corava e dizia que não. E foi não.
Agora sim chama eu de MATUMBO.

1 comentário:

  1. obrigado!!!!!!!!!por esta mensagem.
    fico triste as vezes por andar a procura do bairro santa rita,ver fotos,aqui na net,
    mas parece que muita gente se esqueceu,desse bairro,onde nasceu metade desse namibe,ou moçamedes,
    terra que eu sou,filha neta,nascida
    no bairro santa rita,
    ainda hoje sonho,procuro
    nos meus sonhos,mas sinto
    ainda o cheiro,o calor,as brincadeiras no portao da casa do meu avô o grande homem JOAO CARIBEMGO.











    saudades muitas,desse bairro
    que parece que muita gente tem vergonha de dizer que nasceu lá,
    mas que eu tenho saudades das minhas raizes e muito orgulho.

    ResponderEliminar

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado