A Minha Sanzala

no fim desta página

1 de setembro de 2023

ser avô

E assim parece ter sido num repente me tornei avô. 
Como encontrar uma definição para essa função. Quem tem a ideia de ser criança e um dia pensar ser avô? Quem vai suspirar isso? Tive a sorte de conhecer os meus, nunca imaginei ser um um dia. Nos meus avós conheci a grandeza de ser gente, a capacidade de ser compreensivo, a ideia de ser o sábio. Eram um porto de abrigo para os dias de sol ou para as maiores tempestades. Bebi a sabedoria das suas palavras mesmo que na altura eu pudesse ser visto como revoltado e injustiçado. Era criança e não sabia ou não queria saber. Nos seus olhos eu vi o carinho e deles recebi carícias. Bem me dizem que ser avô é ser pai duas vezes. Mas olhando para os meus ontens antigos eu acho eles foram muitas vezes os meus irmãos, os meus escudos e o meu guarda sol protector das insolações infantis.
Sabendo eu que é imprescindível viver a vida para poder ser avô, como se aprende a ser? Nos meus anos de vida acho nunca me deis a suspirar por sê-lo pelo que nunca imaginei ter tal função. Nos livros tem lá? Acho mesmo só está escrito na alma e é preciso ler a alma para poder se e sentir ser avô.
É incondicional o orgulho de poder dizer sou avô. Conseguirei ser o avô que os meus avôs foram? Conseguirei proteger os netos como fui? Conseguirei eu proteger dos pântanos e desertos da vida como o fui?
Não sei mais palavras para dizer que ser avô não é só fascinante. É sentir estar vivo nos substantivos, adjectivos, nos verbos e descritivos modos de viver.
Será que eu vou saber responder às perguntas inesperadas, aos afectos, às partidas e diabruras? Será que os meus olhos vão mostrar o carinho que sentem?
Graças à vida que me deu a sorte de ser avô.



Sanzalando

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado